A Máfia 2016 segue trabalhando...
Engajada em envolver a Física nos esportes, a Máfia 2016 segue trabalhando e envolvendo a comunidade cefetiana em suas atividades.
Após algumas reuniões, as mafiosas, juntamente com a professora de Física do CEFET/RJ UnED – NI, Marta Maximo, se inspiraram em uma pesquisa feita por um americano, que consistia em estabelecer as regiões de um gol de futebol em que um goleiro mais tinha chance de defender.
No dia 11 de maio de 2016, o primeiro teste na quadra poliesportiva do CEFET/RJ UnED - NI foi realizado.
Não utilizamos para o teste um gol de futebol, mas sim um de futsal, já que temos à nossa disposição o ginásio da escola.
Vale lembrar que um gol de futebol tem dimensões maiores que um gol de futsal. Logo, a Máfia, com certeza, vai trabalhar nessas diferenças.
Figura 1. Traves de gol de futsal e de futebol.
Nesse dia do teste, verificamos o posicionamento da câmera para a captação das imagens e alguns alunos foram convidados a realizarem chutes.
Figura 2. Estrutura montada para o experimento
O teste consistiu em capturar 10 chutes de cada participante para observarmos a região em que o goleiro consegue, com mais facilidade, defender o gol e a região em que o gol é mais efetuado.
Seguem algumas imagens do experimento realizado.
Figura 3. Fotos de alunos realizando chutes a gol e sendo filmados.
Figura 4. Captação das filmagens que serão utilizadas no estudo.
Figura 5. Alunos voluntários para o chute (Ingryd, Pedro e Lucas, todos da turma 1AUTO) e aluna mafiosa (Hemmely Rodrigues) com a câmera na mão.
E esse foi só o começo...
Os resultados do experimento poderão ser conferidos na Semana de Extensão 2016 do CEFET/RJ – UnED NI.
Até lá!
Hemmely Rodrigues (mafiosa)
Nenhum comentário:
Postar um comentário