sexta-feira, 20 de maio de 2016

MÁFIA

Para apresentar o projeto brilhando, a equipe da MÁFIA já deu início às suas atividades de 2016

Física nos esportes é o tema abordado este ano entre os mafiosos. Entre outras atividades, fizeram aplicações da Cinemática às competições esportivas. Para isso, utilizaram a dissertação “CINEMÁTICA DAS CORRIDAS DE ATLETISMO”, de José Luiz dos Santos, como material de estudo.
Em sua pesquisa, o professor José Luiz apresenta um modelo para corridas de atletismo que utiliza apenas conceitos de cinemática: tempo, distância e velocidade. O modelo permite responder a questões sobre a performance de corredores. Por exemplo, podemos encontrar a velocidade máxima que um atleta de ponta consegue atingir, quanto tempo ele perde na largada e a que distância os efeitos do desgaste físico se manifestam.
Os dados utilizados para aplicar no modelo da dissertação foram de atletas de ponta (recordistas mundiais), porém, o modelo que precisamos é para ser aplicado em alunos do Ensino Médio sem muita experiência com esportes. Dessa forma, no dia 13 de abril de 2016, os mafiosos se reuniram para fazer uma nova coleta de dados (utilizando o método elaborado pelo professor José Luiz), a fim de obter novos valores que se aplicariam nesses novos perfis.  
Para mais informações sobre o modelo para a velocidade de corredores amadores e novas corridas de alunos, aguardem a Semana de Extensão 2016 do CEFET/RJ Nova Iguaçu!!!!

Confira as imagens:

(Tabela obtida pela coleta de dados da corrida realizada dia 13 de abril de 2016)

Hemmely na faixa de largada se preparando para correr 25 metros)

(Equipe da MÁFIA registrando os dados e fazendo análise)

Por Jennifer Melo

Nenhum comentário:

Postar um comentário